segunda-feira, 6 de setembro de 2010

#3 LETTER TO YOUR PARENTS

Gostava que estivessem mais presentes na minha vida. Que conhecessem cada rio que flui e desagua em mim. Gostava de poder chegar a casa e ouvir “estás bem ? como foi o dia ?”. Mas não. Sempre tive que contar comigo, e só comigo para tudo. Porque vocês só estão presentes em tudo aquilo que vêem. E não naquilo que não vêem e naquilo que eu sinto. E porquê? Simplesmente porque não existe diálogo. Ás vezes quero compreender o que vos leva a fazer certas coisas e a agirem da maneira que agem, mas depois.. Como posso entender ? Não há comunicação. Não há diálogo.
É um pouco disto que flutua na minha mente quando me deparo com o tema desta carta. Eu nunca tive a necessidade de vos contar nada em concreto, mas gostava que quando eu não fosse o mais correcta convosco, respeitassem por terem a noção que se tomei essa atitude, foi porque algo de errado se estava a passar comigo. Mas não.. Foram sempre tempestades dentro de copos de água que se instalaram. Até ao ponto em que desisti. Deixei de dar importância. Se não sentem necessidade de enfrentar os problemas , mas sim passarem por cima deles, então força. Mas não contem comigo. Porque tudo aquilo que eu hoje sei, não posso dizer que foi devido a vocês . Foi devido a uma sucessão de acontecimentos na minha vida que me fizeram crescer e ser quem hoje sou. E não. Vocês não sabem que acontecimentos foram. Porque não estavam presentes..

Não são o tipo de pessoas que não têm tempo por causa do trabalho, nem são o tipo de casal que discute a toda a hora, por isso nunca tiveram desculpa. Fizeram sempre o que quiseram. E o que não quiseram foi simplesmente escolha própria da vossa parte.
De que me adianta dizer que estou mal ou que tenho insónias, se a resposta vai ser “não te deitasses tarde” ou “não estivesses tanto tempo ao computador” ? Das duas uma. Ou é uma forma de enterrar a conversa ou então é a maneira mais fácil de a despachar. Custa muito perguntar porquê? Custa muito tentar entrar dentro de mim por um minuto que seja e tentar perceber o que se passa comigo ? Pelos vistos custa. A minha sorte é ter contado sempre comigo para tudo . É ter-me levantado a mim própria quando mais ninguém , e principalmente vocês, não me deram a mão. Foi um hábito que criei.
No dia em que quiserem perceber e entrar na minha vida, será o dia em que vos direi que não preciso. O dia em vos direi que me tenho a mim e que isso me basta para derrubar as barreiras que se possam intrometer no meu caminho. Será um pouco tarde demais.
Não quero só falar de todas as coisas más. Quero também falar das coisas boas. Na verdade, também existem. Relativamente a bens-materiais nunca me faltou nada, sempre me deram tudo aquilo que puderam. Foi pouco ou nada o que vos pedi. Nunca fui pessoa de pedir 100 a quem só pode dar 50, e vocês sabem disso. Carrego em mim, parte dos vossos defeitos e das vossas qualidades.
Herdei de ti mãe, o feitio que ninguém suporta, o feitio que ninguém consegue aturar e que ninguém compreende. A impaciência. A histeria, e a capacidade de ter pena de quem por vezes não merece a minha pena.
E de ti pai, um pouco de tudo aquilo que eu sou. És como se fosse metade da minha personalidade. A frontalidade, honestidade, sinceridade e inteligência em pessoa. Podes dar tudo de ti, mas a primeira facada nas costas que te dão, é também a última. A capacidade de rir nos momentos de brincadeira e de falar sériamente quando se tem que ter uma conversa de carácter importante.
Talvez seja por isso que por onde quer que passes haja sempre alguém que respeite cada palavra que sai da tua boca.

É isto que vejo em vocês , e que acaba por se reflectir em mim.
Apesar de todas as coisas más, e boas .. Ambos sabem aquilo que representam para mim em qualquer uma ocasião .
Obrigado pelo tudo e pelo nada, e por serem o meu batimento cardíaco .

With love, Daniela Teixeira *

5 comentários:

  1. Não sei bem o que dizer. Acho que és uma pessoa muito, muito forte. Sempre o foste. Ao longo dos anos, habituaste-te a carregar pedra por pedra, até que construíste uma fortaleza em volta da tua pessoa. És sem dúvida uma pessoa com um grande carácter e uma grande maturidade, devido a todas as vivências pelas quais tens passado. Fizeram-te crescer.
    O texto independentemente de estar bonito ou não, está sobretudo sincero. Simplesmente limitaste-te a deitar tudo cá para fora em relação ao que sentias sobre os teus pais e gostei de te ver fazer isso.
    Beijinho *

    ResponderEliminar
  2. Tu és uma força da natureza , és um orgulho para mim .. e é em todos os teus actos e pensamentos que transmites uma força inexplicável , da qual eu não me importava de ter um terço . mas o mais incrivel ainda é que tenho uma pessoa como tu ao meu lado , para carregar tudo o que eu não consigo . Obrigadaa !
    És das pessoas mais verdadeiras que fazem parte da minha vida .
    Admiro-te :D

    ResponderEliminar
  3. Ja te disse isto uma vez e volto a repetir!
    Admiro a tua coragem e força de vontade para expores este texto que para muitos nao significa muito mas para ti tem um valor incomparavel..ironicamente amor de pais!
    Aquele que está a cima de tudo!Aquele que por mais erros se cometa,nada faz mudar esse amor!Pode andar adormecido,mas um dia acorda quando se menos espera!
    O teu lado mais emocional deriva dos teus julgamentos,erros e sobretudo dos erros dos outros!foram com esses erros que conseguiste dar a volta por um meio...que encontraste esse caminho por onde mudar o rumo da tua vida!
    As situações mudam daniela e por mais dificuldade exista ,tu irás ficar nostalgica e teras um flashback por tudo aquilo que passaste e dizer para ti mesma "eu consigo" .
    A força maior é a força de superar e seguir em frente!
    Os teus pais agora podem nao ver aquilo que está á frente dos olhos deles... Uma mulher,uma lutadora,uma conguista!mas lembra-te que foram eles que por um lado contribuiram para as tuas qualidades e defeitos :) estaram na tua vida incondicionalmente!
    Encontra o teu forte e faz dela uma luz para um novo rumo...e nunca esqueças aqueles que foram capazes de te transmitir um caminho melhor :)
    Comigo sabes que podes sempre contar!
    Força lutadora!**

    ResponderEliminar
  4. gostei deste texto, ve-se q foi mt sincero. bjs

    ResponderEliminar
  5. De todos os textos este foi o que mais me marcou.. Talvez porque acabei de ver que não sou a única a ter este tipo de sentimentos pelos meus pais.. Principalmente pelo meu pai. Tiveste muita coragem para explodir cá para fora isto tudo e sinceramente.. estás de parabéns..
    Porque,façam eles o que fizerem são nossos pais.. E por mais que isso nos enerve não conseguimos deixar de gostar deles..
    Apesar de tudo são um pedaço de nós e ajudaram a ser o q somos hoje com muito orgulho! :)

    Muito bem.
    Beijinho

    ResponderEliminar

O teu anonimato é o reflexo da tua ignorância e cobardia. Aceito críticas, mas somente quando dão a cara.